4 formas de apreciar o melhor sushi

5 maneiras de aproveitar o melhor sushi - NAKOMBI

A culinária japonesa é riquíssima e muito diferente daquilo que estamos acostumados no Ocidente. Por esse motivo, os sabores orientais cativam as pessoas, afinal, trazem o novo e desconhecido para muitos. Ainda que utilize, muitas vezes, ingredientes que estamos acostumados a usar em nossa culinária, o modo de preparo e os temperos utilizados fazem com que tudo fique diferente.

E não somente os sabores da comida japonesa e oriental de um modo geral, é que são diferentes daquilo que estamos acostumados, mas também o modo de comer, a etiqueta, à mesa entre outros detalhes que por aqui não costumamos ver ou podem soar como falta de etiqueta. Sendo uma cultura muito diferente, no Oriente vemos costumes diferentes em tudo o que é feito, e esse choque cultural acaba sendo nosso pecado quando vamos saborear o sushi.

Por esse motivo, saber como comer o sushi é uma forma de apreciar melhor o prato e ainda mostrar que você tem conhecimento sobre a cultura oriental e que sabe também como se comportar à mesa oriental.

Entrar num sushi bar ou restaurante de comida japonesa e pedir o prato é muito simples, mas saborear e aproveitar esse momento é somente para quem sabe como fazê-lo. Se você ainda se sente um pouco inseguro e não muito a vontade quando o assunto é sushi, justamente porque não sabe nem por onde começar a comer, então veja agora algumas dicas que vão te ajudar a ter etiqueta à mesa e ainda aproveitar melhor todo o sabor do melhor sushi.

Depois dessas dicas, você verá como o sabor oriental será muito agradável para seu paladar e ainda a experiência de estar em contato com uma cultura diferente da sua será prazerosa e não um martírio ou sessão de micos e gafes.

 

COMO APROVEITAR MELHOR O SUSHI

 1 – Não exagere no shoyo – o sushi chega à mesa sempre muito bem temperado e saboroso  e não é necessário que você conserte o tempero. O ideal é molhar apenas as pontinhas do sushi para realçar o seu sabor e não mergulhar dentro do molho. Fazer isso indica que o sabor da comida só é bom caso tenha molho, o que pode soar de maneira desrespeitosa e ainda vai estragar o sabor do sushi. Aproveite o prato sem exagerar nesse tempero.

2 – Não morda o sushi – o sushi vem preparado em porções que devem ser colocadas inteiras na boca, para que você possa aproveitar o conjunto dos ingredientes. Morder o sushi não é uma prática muito bem vista. Dar uma mordida é até mesmo aceitável, mas o ideal é consumir inteiro.

3 – Utilize as mãos para comer – a cultura ocidental condena consumir alimentos utilizando as mãos, com exceção de pouquíssimos pratos ou entradas. Porém, o sushi pode perfeitamente ser consumidos utilizando-se a mão para levá-lo à boca. Apenas o Chirashizushi, que é o sushi espalhado, deve ser consumido com o hashi ou um garfo, se o restaurante permitir, mas usar garfo pode soar como um insulto e, por isso, se não tiver familiaridade com o hashi, use as mão e você vai aproveitar o seu sushi da maneira tradicional.

 4 – Utilize os temperos corretamente – se você não está familiarizado com a culinária japonesa, tente aprender um pouco mais sobre ela antes de se aventurar. Por exemplo: o shoyo não é indicado para sushi de legumes e nem para o arroz, esse tempero dever ser colocado no peixe, que está sem tempero, enquanto o arroz vem temperado. O wasabi é forte e por isso, deve ser consumido com moderação. Não se deve misturar wasabi ao shoyo e ele deve ser colocado também sobre o peixe.

 

Muitas coisas podem ser consideradas como um insulto em alguns restaurantes mais tradicionais e para alguns chefs, e ainda muitos gestos podem ser relacionados com rituais fúnebres, por isso, aprenda mais sobre a etiqueta oriental e seus sabores, para conseguir aproveitar melhor o seu sushi e esse momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *